walney, na inglaterra, é a maior fazenda eólica em alto mar

A fazenda eólica Walney está instalada a alguns quilômetros da costa da Cumbria, no Mar da Irlanda, e é composto de três parques eólicos que disponibilizam um total de pouco mais de 1000 MW. É atualmente o maior parque eólico em alto mar do mundo!

——- ——-

A fazenda eólica Walney foi instalada a cerca de 15 km da ilha Walney, na costa da Cumbria, no norte da Inglaterra. A fazenda é composta de três parques, o Walney 1, o Walney 2 e o Walney Extension, que totalizam 189 turbinas eólicas de três modelos diferentes, de dois fabricantes.

A primeira fase foi construída a partir de 2010 e inaugurada em 2011, com 51 turbinas Siemens SWT-3.6-107, fornecendo até 183,6 MW. A segunda etapa foi inaugurada em 2012, com as mesmas especificações da primeira etapa. Juntas, totalizam 102 máquinas fornecendo 367,2 MW.

A terceira etapa, denominada como Walney Extension, foi construída ao longo de 2017 e inaugurada em junho de 2018, com 87 turbinas, sendo 40 Vestas V164, de modelo que produz 8,25 MW por turbina, e 47 Siemens Gamesa, produzindo 7 MW cada turbina, totalizando 659 MW.

Se Walney Extension for considerada como um parque isolado, já ocupa a posição de maior parque eólico offshore do mundo. Se forem considerados as três etapas de walney em conjunto, assumem um primeiro posto com muita vantagem sobre o segundo colocado em uma lista de maiores parques offshore do mundo.

———- — ———-

Este texto também foi publicado (parcialmente) pela seção dedicada à sociedade do blogue português Obvious Magazine como walney, na inglaterra, é a maior fazenda eólica em alto-mar.

Ver também:

alguns locais com suprimento de energia 100% renovável
uma enorme usina fotovoltaica cobrindo o deserto do saara
qual é a revolução necessária para as energias renováveis?