A energia eólica obtida com grandes turbinas, instaladas em grandes “fazendas eólicas”, vive uma época de franca expansão em todo o mundo. As potências instaladas por turbina, os comprimentos das pás e as alturas das torres, entre outros fatores, seguem avançando. Este artigo localiza no Google Maps algumas das maiores fazendas eólicas atualmente em operação no mundo.
——- ——-
A exploração da energia eólica para geração de energia vem experimentando uma fase de franca expansão em todo o mundo, impulsionada em grande parte pelos países que precisam de suprimentos alternativos e têm recursos energéticos limitados, como é o caso de alguns países europeus. A variabilidade dos regimes de vento exige uma análise econômica financeira específica e não raramente subsídios governamentais significativos. Mesmo assim, a capacidade instalada no mundo vem apresentando crescimentos expressivos, entre 10% e 20%, nos últimos anos.
A fazenda eólica Gansu é a maior fazenda eólica atualmente em operação no mundo, localizada no noroeste da China, em área de enorme potencial eólico. O projeto original considerava a instalação de um total de 8.000 MW e teve sua construção iniciada em 2009. A potência atualmente instalada é de 6.800 MW, mas o projeto foi ampliado e a potência total deve chegar a 20.000 MW (quando terá superado a potência instalada, de 14.000 MW, da usina de Itaipu). No Google Maps, a fazenda Gansu pode ser vista em goo.gl/maps/1ouVPXQmZC32. A foto acima, à esquerda, mostra o pôr-do-sol visto na região da fazenda eólica de Gansu.
A Shepherds Flat está entre as maiores fazendas eólicas norte-americanas, com 338 turbinas instaladas, cada uma com potência máxima de 2, 5 MW, produzindo energia média anual de 2.000 GWh. Esteve envolvida em algumas polêmicas por conta de subsídios obtidos pelos proprietários da área na qual está instalada a fazenda, que já obtinham subsídios por conta de suas atividades agrícolas. No Google Maps, o parque eólica de Shepherds Flat pode ser visto em goo.gl/maps/5bBvLMrVW2k. A foto à esquerda mostra a Shepherds Flat, no Oregon, Estados Unidos.
A fazenda de Fowler Ridge está situada no Estado de Indiana, nos Estados Unidos, com uma capacidade máxima de 600 MW. O conjunto foi construído em duas fases e colocado definitivamente em operação em 2010. É composto por 182 turbinas Vestas com 1.65 MW e 40 turbinas Clipper com 2,50 MW, compondo a primeira fase, e mais 133 turbinas General Electric com 1,50 MW compondo a segunda fase. No Google Maps, Fowler Ridge pode ser vista em goo.gl/maps/s5h6i7p9Pd72.
As maiores fazendas eólicas brasileiras estão localizadas na Bahia, mas o parque eólico de Osório, com potência instalada de 150 MW, ostentou por bastante tempo a marca de maior parque eólico em operação no território brasileiro. É um conjunto de 75 turbinas eólicas com capacidade instalada de 2 MW por turbina, operando a um fator de capacidade de 34%. As torres têm aproximadamente 100 metros de altura e as pás têm 35 metros de comprimento. No Google Maps, as turbinas eólicas de Osório podem ser vistas em goo.gl/maps/QGXoJ7X9maF2. A foto ao lado, à direita, mostra o Parque Eólico de Osório.
———- — ———-
Este texto também foi publicado (parcialmente) pela seção dedicada à tecnologia do blogue português Obvious Magazine como algumas grandes fazendas eólicas vistas no google maps.