afinal… as energias renováveis são mesmo renováveis?

As “energias renováveis” vêm sendo consideradas como alternativa e vêm sendo estudadas com maior atenção já há algumas décadas. Entre elas, podem ser incluídas a energia solar (em suas várias formas), a energia eólica, a energia hidrelétrica, a energia de ondas e de correntes oceânicas, a energia das marés, a energia oceanotérmica, a energia geotérmica, entre várias outras. Mas… essas formas de energia são mesmo renováveis?

——- ——-

As “energias renováveis” (ou “energias alternativas”, como também são denominadas) são um conjunto de fontes de energia que vêm sendo cada vez mais estudadas desde principalmente a primeira crise do petróleo, do início dos anos 70. Essas fontes de energia começam a representar uma alternativa real para obtenção de suprimentos de energia frente as dificuldades ambientais e geopolíticas representadas pelo consumo nos níveis atuais de combustíveis fósseis.

A energia eólica já é utilizada há muitos séculos. A foto à direita, mostrando cataventos, é emblemática!

Entre as energias renováveis podem ser listadas: a energia solar térmica (em suas várias formas, “ativas” e “passivas”), a energia solar fotovoltaica, a energia eólica, a energia hidrelétrica, a energia de ondas oceânicas, a energia de correntes oceânicas, a energia de marés, a energia oceanotérmica, a energia obtida de diferenças de salinidade, a energia geotérmica, a energia de biomassa, os biocombustíveis, entre ainda algumas outras.

A energia solar vem sendo cada vez mais aproveitada de modo direto por meio de módulos fotovoltaicos, avançando em aplicações que não vinham sendo consideradas até alguns anos atrás.

O que permite que essas fontes de energia sejam denominadas como renováveis? É o fato de estarem disponíveis na natureza, sob a forma de fluxos de energia, dos quais uma parte é desviada para conversão em eletricidade (pela praticidade oferecida por essa forma de energia para ser transportada a grandes distâncias) e obtenção de suprimentos de energia para nosso uso. Esses fluxos de energia estão sempre presentes, independentemente da presença ou da ação do homem.

Os oceanos constituem uma alternativa para obtenção de suprimentos de energia. A ilustracao mostra o aproveitamento da energia de marés.

A grande fonte de energia, que movimenta a maioria dessas fontes listadas acima, é o Sol. Ele por exemplo provoca as condições necessárias para o deslocamento de massas de ar, alimentando a energia eólica. Ele também movimenta o ciclo da água, levando-a em seus três estados físicos a circular entre a atmosfera e a superfície do planeta, alimentando a energia hidrelétrica. Além do Sol, o calor existente no interior do planeta Terra (responsável pela energia geotérmica) e o movimento conjunto do Sol, da Terra e da Lua (responsável pela energia das marés) são as outras fontes responsáveis pelas energias citadas acima.

Com o crescimento da demanda por suprimentos de energia, vem sendo necessário buscar recursos renováveis em locais antes não explorados.

Mas… essas fontes de energia são mesmo renováveis?

Sendo o Sol o principal motor dessas fontes de energia e sabendo que o Sol é uma estrela e que ocupa uma determinada posição na escala evolutiva das estrelas, sabemos atualmente que algum dia o Sol vai se extinguir, passando ainda por outros estágios diferentes desse estágio atual. Desse modo, vindo a se exinguir algum dia e deixando essas fontes de energia sem sua fonte básica de energia, é possível afirmar que esses recursos energéticos não são renováveis.

Do mesmo modo, se a Terra e a Lua não forem destruídas pelo Sol ao longo de sua evolução ou se não forem destruídas por algum outro evento astronômico, a energia interna da Terra algum dia se esgotará completamente, Além disso, chegarão também o “dia” em que a Lua “cairá” na Terra e o “dia” em que ambos “cairão” no Sol. Quando isso acontecer, também as outras formas de energia, a energia geotérmica e a energia das marés, perderão seus motores.

Por outro lado, considerando que esses eventos catastróficos listados acima devem acontecer provavelmente apenas depois de transcorrido um período de tempo bastante longo adiante ainda da própria existência da humanidade, ou seja, em muitos e muitos milhões de anos a frente, então é possível afirmar que essas fontes de energia, estando sempre disponíveis enquanto precisarmos delas, podem ser consideradas renováveis.

Resumindo então, a pergunta proposta no título deste artigo pode ser respondida de dois modos. Considerando as escalas de tempo astronômicas, essas energias algum dia vão se esgotar e não podem ser consideradas renováveis. Por outro lado, considerando escalas de tempo mais modestas, comparáveis por exemplo ao tempo de existência da humanidade, essas energias podem ser consideradas renováveis, estando sempre disponíveis para obtenção de suprimentos de energia.

———- — ———-

Este texto também foi publicado (parcialmente) pela seção dedicada à tecnologia do blogue português Obvious Magazine como afinal… as energias renováveis são mesmo renováveis?